Informes Gerais

Coordenadora do Curso de Biotecnologia:

Prof.ª Dr.ª Adelair Helena dos Santos

 

Coordenadora das Disciplinas Iniciação à Pesquisa I e II:
Prof.ª Dr.ª Mara Rúbia Nunes Celes

 

Documentos Institucionais
Normas internas referentes ao desenvolvimento do Pré-projeto de Pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso

  

Regras Gerais do Trabalho de Conclusão de Curso: 

  •    Componente curricular obrigatório com duração de 2 (dois) semestres envolvendo:
  1. Disciplina de Iniciação à Pesquisa I (Pré-Projeto)
  2. Disciplina de Iniciação à Pesquisa II (TCC) 

 

 

  • Os trabalhos de Conclusão de Curso nas modalidades “Projeto de Pesquisa” ou “Revisão Bibliográfica” deverão ser conduzidos individualmente e ambos devem resultar em uma monografia. 
  • Será permitido a cada professor-orientador acompanhar um máximo de até 3 (três) alunos, devendo possuir, como formação mínima, pós-graduação em nível de Especialização. Professores com formação em nível de graduação poderão assumir a condição de orientadores desde que aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biotecnologia.

 

 

Disciplina de Iniciação à Pesquisa I (Pré-Projeto): 

O aluno deverá matricular-se conforme calendário acadêmico (a partir do sétimo período do curso).

Durante a disciplina deverá ser elaborado o 1º. Relatório Parcial de Atividades e o Pré-projeto, que deverão ser escritos de acordo com as Normas para Elaboração do Relatório de Atividades e do Pré-projeto de Pesquisa.

Durante o desenvolvimento da disciplina o aluno deverá apresentar:

"Carta de Aceite do Orientador" e Controle de Frequência devidamente preenchidos e assinados pelo orientador, ”1º. Relatório Parcial de Atividades e o Pré-Projeto de Pesquisa para o Coordenador da disciplina.

 

Disciplina de Iniciação à Pesquisa II - (TCC):

A matrícula do aluno deverá ocorrer conforme calendário acadêmico podendo ser feita somente no oitavo período do curso.

Durante a disciplina deverá ser elaborado o 2º Relatório Parcial de Atividades e a monografia do Trabalho de Conclusão de Curso, que deverão ser escritos de acordo com as "Normas para Elaboração do 2º Relatório de Atividades" e das "Normas para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso", o qual deverá ser entregue a cada membro da banca examinadora com prazo máximo de 15 dias antes da data da defesa.

 

1. Agendamento da Defesa - TCC

1.1 O orientador fica responsável, juntamente com o orientando, por convidar todos os componentes da banca e definir o melhor dia e horário para defesa do TCC, de acordo com as Datas e Horários disponíveis na secretaria do curso. A banca deverá ser composta pelo orientador (Presidente) e dois convidados, que poderão ser docentes pertencentes ou não à UFG ou profissionais convidados que pertençam à área do trabalho e que tenham titulação mínima de Especialista na área.

OBS: Pelo menos um dos membros da banca examinadora deverá ser docente do Curso de Biotecnologia (incluindo orientador).

 

1.2 O Candidato deverá agendar a Defesa da Monografia na Secretaria de Coordenação do Curso de Biotecnologia através do Formulário de Agendamento da Defesa.

OBS: O formulário deverá ser preenchido em duas vias: uma encaminhada por e-mail para a secretaria do curso (biotecnologia.ufg.coordenacao@gmail.com) e a outra via deverá ser assinada pelo orientador e entregue na secretaria do curso de Biotecnologia com uma antecedência máxima de 17 dias da data da DEFESA. Esse tempo será necessário para que a secretaria possa elaborar os convites oficiais para os membros da banca informando data, local e horário da Defesa Pública.

 

2. Defesa da Monografia - TCC

A Sessão Pública deverá ocorrer em tempo máximo de duas horas sendo, 30 minutos para Apresentação Pública Oral e mais 30 minutos para arguição de cada avaliador.

 

2.1 Durante a Defesa Pública o orientador(a) deverá fornecer para a banca o Roteiro para avaliação da monografia.

 

2.2 Logo após a defesa, em sessão secreta, o orientador(a) entregará a Ata de Aprovação para que os membros da banca a assinem. Em seguida, os mesmos deverão preencher o formulário de Sugestões de Correções Finais, que julgarem necessárias, para que o aluno possa entregar a versão definitiva da monografia.

2.3 Ao final da defesa será realizada a leitura pública da Ata de Aprovação e entrega dos Certificados de Participação para os membros da banca examinadora.

 

3. Entrega da Versão Definitiva - TCC

As correções sugeridas pela banca deverão ser entregues no prazo máximo, conforme estabelecido no calendário acadêmico;

 

3.1 Entregar na Secretaria da Coordenação do Curso uma cópia eletrônica (CD) em formato PDF e uma cópia impressa, encadernada de acordo com as "Normas para entrega da versão final do TCC" (CAPA DURA e LOMBADA CORRETA).

 

3.2 Assinar na Secretaria da Coordenação do Curso a Ata de Entrega de Monografia Corrigida de TCC.