Ana Paula 1

Projeto BCG-COVID19 / Drª Ana Paula Junqueira-Kipnis

No dia 05/06/2020, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Saúde, divulgou o resultado preliminar da chamada em apoio a pesquisas em COVID-19. Ao total, foram recebidas 2219 propostas de instituições provenientes de todas unidades Federativas, sendo que apenas 90 projetos foram selecionados totalizando um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões.

Entre os poucos projetos, provenientes da região Centro-Oeste, que foram selecionados tem-se o estudo clínico randomizado Revacinação com BCG de profissionais da saúde atuando na pandemia de COVID-19: estratégia preventiva para melhorar  a resposta imune inata” coordenado pelos professores Drª Ana Paula Junqueira-Kipnis (coordenadora), Drº Marcelo Fouad Rabahi (vice-coordenador) e Drº André Kipnis (professor associado).

A Drª Ana Paula (pesquisadora CNPq 1D) é vinculada ao Departamento de Biociências e Tecnologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde desenvolve inúmeros projetos na área de imunologia com ênfase em Imunologia aplicada. A professora Ana Paula possui ampla experiência no desenvolvimento de novas vacinas, análise de BCG e suas funções imunes. Além disso, Ana Paula compõe a Rede Goiana de Pesquisa em Tuberculose (RGPTB) e participa de vários projetos nacionais que envolvem ensaios clínicos associados ao tratamento, diagnóstico e desenvolvimento de novas vacinas para tuberculose.

A Drª Ana Paula também participa como professora do curso de Biotecnologia desde a sua criação, ministrando disciplinas de Bioterismo, Produção de Anticorpos e Inovações Biotecnológicas em Imunologia. Além disso, é envolvida na orientação de diversos estudantes do curso em programas de Iniciações à Pesquisa e Monitoria Acadêmica, bem como em Trabalhos de Conclusão de Curso.

Quer entender como o projeto funciona? Acompanhe o vídeo de divulgação no youtube e, qualquer dúvida, entre em contato através de nossos canais de comunicação (e-mail, instagram, whatsapp) ou deixe sua dúvida no espaço "Fale Conosco"

Youtube: Projeto BCG-COVID19

e-mail: rgptb.ufg@gmail.com

Instagram: @rgptb.ufg