Informes Gerais
Coordenadora do Curso de Biotecnologia:
Prof.ª Dr.ª Adelair Helena dos Santos
Coordenadora das Disciplinas Iniciação à Pesquisa I e II:
Prof.ª Dr.ª Mara Rúbia Nunes Celes
Documentos Institucionais
Normas internas referentes ao desenvolvimento do Pré-projeto de Pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso
Regras Gerais do Trabalho de Conclusão de Curso:
- Componente curricular obrigatório com duração de 2 (dois) semestres envolvendo:
- Disciplina de Iniciação à Pesquisa I (Pré-Projeto)
- Disciplina de Iniciação à Pesquisa II (TCC)
- Os trabalhos de Conclusão de Curso nas modalidades “Projeto de Pesquisa” ou “Revisão Bibliográfica” deverão ser conduzidos individualmente e ambos devem resultar em uma monografia.
- Será permitido a cada professor-orientador acompanhar um máximo de até 3 (três) alunos, devendo possuir, como formação mínima, pós-graduação em nível de Especialização. Professores com formação em nível de graduação poderão assumir a condição de orientadores desde que aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biotecnologia.
Disciplina de Iniciação à Pesquisa I (Pré-Projeto):
O aluno deverá matricular-se conforme calendário acadêmico (a partir do sétimo período do curso).
Durante a disciplina deverá ser elaborado o 1º. Relatório Parcial de Atividades e o Pré-projeto, que deverão ser escritos de acordo com as Normas para Elaboração do Relatório de Atividades e do Pré-projeto de Pesquisa.
Durante o desenvolvimento da disciplina o aluno deverá apresentar:
"Carta de Aceite do Orientador" e “Controle de Frequência” devidamente preenchidos e assinados pelo orientador, ”1º. Relatório Parcial de Atividades“ e o “Pré-Projeto de Pesquisa” para o Coordenador da disciplina.
Disciplina de Iniciação à Pesquisa II - (TCC):
A matrícula do aluno deverá ocorrer conforme calendário acadêmico podendo ser feita somente no oitavo período do curso.
Durante a disciplina deverá ser elaborado o 2º Relatório Parcial de Atividades e a monografia do Trabalho de Conclusão de Curso, que deverão ser escritos de acordo com as "Normas para Elaboração do 2º Relatório de Atividades" e das "Normas para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso", o qual deverá ser entregue a cada membro da banca examinadora com prazo máximo de 15 dias antes da data da defesa.
1. Agendamento da Defesa - TCC
1.1 O orientador fica responsável, juntamente com o orientando, por convidar todos os componentes da banca e definir o melhor dia e horário para defesa do TCC, de acordo com as Datas e Horários disponíveis na secretaria do curso. A banca deverá ser composta pelo orientador (Presidente) e dois convidados, que poderão ser docentes pertencentes ou não à UFG ou profissionais convidados que pertençam à área do trabalho e que tenham titulação mínima de Especialista na área.
OBS: Pelo menos um dos membros da banca examinadora deverá ser docente do Curso de Biotecnologia (incluindo orientador).
1.2 O Candidato deverá agendar a Defesa da Monografia na Secretaria de Coordenação do Curso de Biotecnologia através do “Formulário de Agendamento da Defesa”.
OBS: O formulário deverá ser preenchido em duas vias: uma encaminhada por e-mail para a secretaria do curso (biotecnologia.ufg.coordenacao@gmail.com) e a outra via deverá ser assinada pelo orientador e entregue na secretaria do curso de Biotecnologia com uma antecedência máxima de 17 dias da data da DEFESA. Esse tempo será necessário para que a secretaria possa elaborar os convites oficiais para os membros da banca informando data, local e horário da Defesa Pública.
2. Defesa da Monografia - TCC
A Sessão Pública deverá ocorrer em tempo máximo de duas horas sendo, 30 minutos para Apresentação Pública Oral e mais 30 minutos para arguição de cada avaliador.
2.1 Durante a Defesa Pública o orientador(a) deverá fornecer para a banca o Roteiro para avaliação da monografia.
2.2 Logo após a defesa, em sessão secreta, o orientador(a) entregará a Ata de Aprovação para que os membros da banca a assinem. Em seguida, os mesmos deverão preencher o formulário de Sugestões de Correções Finais, que julgarem necessárias, para que o aluno possa entregar a versão definitiva da monografia.
2.3 Ao final da defesa será realizada a leitura pública da Ata de Aprovação e entrega dos Certificados de Participação para os membros da banca examinadora.
3. Entrega da Versão Definitiva - TCC
As correções sugeridas pela banca deverão ser entregues no prazo máximo, conforme estabelecido no calendário acadêmico;
3.1 Entregar na Secretaria da Coordenação do Curso uma cópia eletrônica (CD) em formato PDF e uma cópia impressa, encadernada de acordo com as "Normas para entrega da versão final do TCC" (CAPA DURA e LOMBADA CORRETA).
3.2 Assinar na Secretaria da Coordenação do Curso a Ata de Entrega de Monografia Corrigida de TCC.