Capa_LiveUFG.png

UFG realiza Live Tira-Dúvidas sobre o Vestibular 2026

Diversificação das formas de ingresso na Instituição democratiza o acesso e aplica a Lei de Cotas

Texto: Caroline Pires

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) irá realizar o vestibular 2026, para preencher 50% das suas vagas. Essa novidade amplia as possibilidades de ingresso na instituição, que também manterá a seleção de novos estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Para apresentar todo o processo seletivo de forma simplificada, participativa e interativa, será realizada no dia 4 de agosto, às 18h, a Live “Tira-Dúvidas Vestibular UFG 2026”, com transmissão pelo YouTube oficial da UFG e Instagram da UFG. O evento online inaugura a abertura das inscrições do vestibular 2026, que seguirá até o dia 5 de setembro. Ao todo, serão ofertadas 2.209 vagas a serem preenchidas pelo Vestibular UFG. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis em institutoverbena.ufg.br.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, ao oferecer mais essa forma de ingresso na instituição, a UFG reforça o seu compromisso em preencher 100% das vagas nos cursos de graduação. “Essa diversificação dos processos seletivos traz benefícios para os candidatos. Assim, se porventura, o candidato não fez a inscrição no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], agora ele poderá participar do vestibular. E mais ainda, com o cadastro de reserva, podemos considerar uma terceira possibilidade de ingressar na UFG, já que, caso não haja preenchimento pelo SiSU e vestibular, essas vagas poderão ser ocupadas pelo cadastro de reserva. Essa diversificação democratiza ainda mais a possibilidade de acesso a nossa instituição ", pontuou. Segundo o pró-reitor, “o vestibular seguirá a matriz do Enem e a ele será aplicado integralmente a lei de cotas, portanto o candidato que está se preparando para o SISU, está se preparando para o vestibular da UFG”.

A diretora-executiva do Instituto Verbena, Claci Rosso, ressalta a necessidade dos estudantes estarem atentos ao edital do Vestibular. “É essencial que o candidato acompanhe atentamente todas as etapas: desde o período de inscrição, até a publicação dos locais de prova, em outubro. Ler o edital com atenção e conferir a documentação exigida é necessário para evitar erros e equívocos, se preparar para a prova objetiva e a redação faz toda a diferença para o bom resultado. A informação correta é uma aliada importante nesse momento.”

O vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, lembra que o Vestibular representa parte de um esforço que a UFG realiza há muito tempo de investimento no ensino e ressalta que “estamos ampliando as possibilidades de ingresso porque queremos preencher 100% das vagas dos nossos cursos de graduação”.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o Instituto Verbena pelo telefone (62) 3121-3115 ou e-mail: candidato.iv@ufg.br

 

 BANNER_SITE_LIVE.png

Fonte: Secom/UFG