APRESENTAÇÃO DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA DA UFG

A motivação para a criação do Curso de Graduação em Biotecnologia no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) baseou-se na necessidade de formação de profissionais qualificados e capazes de lidar com os desafios da biologia moderna, como a genômica e a proteômica, além do isolamento e caracterização de biomoléculas e microrganismos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região e do País. O IPTSP, por tradição, desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Saúde e Biotecnologia, apresentando potencial para a criação de um curso multidisciplinar de Graduação em Biotecnologia.

A Biotecnologia é uma área que se destaca cada vez mais no cenário econômico nacional, recebendo investimentos públicos e privados para a pesquisa científica. Dentro desta premissa, o Biotecnologista precisa desenvolver habilidades técnico-científicas para criar e aprimorar produtos e processos na área da saúde humana, animal, pecuária, agricultura, indústria, prestação de serviços, proteção e sustentabilidade do meio ambiente.

O curso de Biotecnologia proporciona formação nas áreas básicas das Ciências da Vida, em especial Ciências da Saúde, bem como capacita o estudante para atuar nas diferentes competências da Biotecnologia. A formação é abrangente e envolve conhecimentos em Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia, Epidemiologia, Bioinformática e Saúde Pública. Além disso, o curso oferece conhecimentos sobre Legislação em Biotecnologia, Patentes, Propriedade Intelectual, Gestão e Empreendedorismo essenciais para o profissional atuar em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Portanto, o profissional formado em Biotecnologia é  qualificado para identificar oportunidades para o desenvolvimento de produtos e serviços biotecnológicos de modo competitivo no mercado.

Atualmente são oferecidas 30 vagas anuais em turno integral e presencial, com forma de ingresso por vestibular e carga horária total de 3.652 horas.